A carteira dos portugueses em 2021

Novo ano, novos preços (ainda que alguns se mantenham).

Depois de um ano de pandemia é importante compreender quanto iremos gastar (ou poupar) com o novo ano de 2021.

Assim, de acordo com dados atuais da Associação do Comércio e da Indústria de Planificação, Pastelaria e Similares (ACIP) adiantados à Lusa, podemos concluir que:

O pão poderá custar mais em 2021 com o aumento do salário mínimo e do preço da farinha, com o aumento gradual do preço das matérias-primas, refletido no preço do pão.

No entanto a ACIP ressaltou que “cabe a cada empresa tomar esta decisão, tend em conta que o preço e o peso do pão são livres”.

O preço do leite por outro lado, segundo a Federação Nacional das Cooperaativas de Produtores de Leite (Fenalac), ao ECO, não deve aumentar. No entanto, o aumento do salario mínimo e a cotação das matérias-primas para alimentação animal podem constituir-se como fatores de pressão para uma subida dos preços.

O tabaco deve aumentar 10 cêntimos em 2021, de acordo com as contas da consultora Deloitte, tendo por base a proposta de Orçamento do Estado para 2021.

No próximo ano, será alterada a fórmula do IT (imposto sobre o tabaco) que considera um aumento do imposto em cerca de 0,05 euros por cada maço de cigarros, o que, previsivelmente corresponderá a um aumento de 0,10 euros no preço de venda ao público do mesmo maço.

A taxa de inflação foi nula em agosto relativamente ao preço das rendes de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o que quer dizer que a inflação ditará que as rendas vão se manter no próximo ano.

Segundo as simulações da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o efeito combinado da redução de 0,6% nas tarifas em 2021 e do IVA A 13%, o que permite poupar entre 20 e 30 euros por ano na fatura de eletricidade.

O preço das portagens mantém-se em 2021, visto que a taxa de inflação homóloga, sem habitação, em outubro foi negativa (-0,17%)

 

Publicidade


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quem nos apoia?!

Patrocínios

Envie-nos a sua mensagem!

     

    Publicidade


    No ar com: 91fmradio | Música atual: James Arthur – Rewrite The Stars Feat Anne Marie | Música seguinte: Marshmello - Happier Feat Bastille

    Scroll Up